Make your own free website on Tripod.com

O Curso...

 

 

Fotografia de uma amostra de barita azul com calcita douradaSobre a Engenharia de Minas:

Numerosas substâncias são encontradas no interior da terra. Para se ter uma idéia da importância desta fonte de matéria-prima relacionamos abaixo os materiais que necessitamos para construção de uma simples casa: cimento, tijolo, areia, brita, ferro, tinta, esquadria de alumínio, balcão, assento sanitário, piso cerâmico ou natural, vidro, lâmpada, fio, tubulações, telhas, etc. Todos estes materiais são extraídas do subsolo da Terra. Outro exemplo que denota a importância do subsolo terrestre, como fonte de matéria prima, é a atividade de extração do petróleo, de onde se obtém a gasolina, o óleo diesel, o gás de cozinha, etc.

Na atualidade são conhecidos mais de 1500 espécimes diferentes de substâncias minerais no interior da terra, as quais são possíveis de serem extraídas a grandes profundidades. Muitas delas encontram-se no estado impuro, necessitando passar por uma etapa de tratamento, antes de gerar produtos que são utilizados pelo homem.

 

 

 

Mercado de trabalho:

Fotografia de um caminhão de mineração em operação

O mercado de trabalho para Engenheiros de Minas são empresas de mineração e petróleo, onde atuam como profissionais responsáveis pelas etapas do processo de extração, processamento e comercialização de bens minerais. No Brasil destacam-se os empreendimentos ligados à mineração de: metais ferrosos (ferro e manganês); metais não ferrosos (cobre, alumínio); metais preciosos (ouro, prata); metais raros (nióbio); materiais para construção (granito, mármore, areia); materiais cerâmicos (argila, caulin, feldspato); minerais isolantes (amianto, vermiculita); minerais fundentes (diamante, granada); minerais de carga (gesso); água minerais; pedras preciosas (esmeralda, água marinha, safira); minerais radioativos (urânio tório) e; combustíveis fósseis (petróleo, carvão).

 

 

 

 

 

Sobre o curso de graduação em Eng. de Minas da UFCG:

 

O curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Campina Grande, com sede na cidade de Campina Grande, é o único curso inserido no semi-árido brasileiro.  É um curso legalmente reconhecido, gratuito e com um corpo docente de alto nível: o corpo docente vinculado ao DMG, que é responsável pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Engenharia de Minas é composta por 7 doutores, 6 mestres e 7 especialistas, obtidos nas melhores universidades do País e no exterior.

 

VOLTAR